18ª caminhada revisita circuito do Caraça
O ponto alto da união das caminhantes da estrada real é a Caminhada Oficial, que ocorre anualmente, entre os meses de junho e setembro, sempre pela estrada real, independentemente de outras que ocorrem o ano todo, dentro e fora do Brasil.
Apesar da entidade ter apenas 15 anos já se fez 18 viagens, completadas este ano, pois em anos anteriores foram demandadas outras andanças pelo mesmo caminho.
O circuito da estrada real escolhido para a Caminhada Oficial é decidido pelo conjunto das caminhantes em voto aberto, assim como a distância a ser percorrida. Mas sempre a pé.
Uma completa infraestrutura com motoristas, guias e apoios é montada para que todas as presentes tenham segurança e possam desfrutar dos caminhos com alegria e disposição.
E é preciso muita disposição, pois não raro pode-se caminhar até 15 quilômetros por dia para se cumprir todo o roteiro definido.
O tamanho das caminhadas varia de acordo com o circuito a ser percorrido e podem durar até seis ou sete dias.
Especialmente este ano definiu-se um circuito menor, mas mesmo assim as caminhantes percorreram mais de 30 quilômetros a pé, em quatro dias.
A 18ª caminhada passou por Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e pelo circuito Rio Preto. O ponto alto desta empreitada foi a caminhada dentro do parque do Santuário do Caraça, onde as caminhantes se encontraram com o lobo guará, tradicional visita feita ao final da tarde pelo bicho, à procura de carne fresca.